Blog Softaliza
  • Início
  • Eventos Online
  • Eventos científicos online: pesquisa mostra que cientistas querem manter-se digitais
eventos científicos online

Eventos científicos online: pesquisa mostra que cientistas querem manter-se digitais

Eventos científicos online

Nos últimos dois anos, os eventos digitais cresceram de forma exponencial. Mas o que será que as pessoas esperam do futuro? De acordo com um estudo da revista Nature, os cientistas desejam manter os eventos científicos online. 

Conteúdos online existem há muito tempo. Entretanto, a pandemia forçou o abandono rápido de qualquer atividade presencial. É claro que isso aumentou consideravelmente o tempo que nós passamos em frente ao computador.

Muita gente considerou isso e o fato de que as pessoas gostam de se ver de forma presencial. Por isso, há quem defenda que, com o fim da pandemia, os eventos presenciais voltariam a ser a preferência. Mas não é bem assim. Pelo menos para os pesquisadores. 

Qual será a causa da preferência pelos eventos científicos online?

O estudo

A Nature fez a pesquisa com 900 de seus leitores. 74% se posicionaram a favor dos eventos científicos online. Aliás, eles também deixaram claro um desejo. Que os eventos fossem ou híbridos ou online. Ou seja, o modelo presencial é o menos aclamado.

Só que nem tudo é satisfação. Também existem problemas no formato digital. A principal reclamação foi a baixa oportunidade de networking.

Porém, com boa organização, isso também é uma oportunidade nos eventos digitais. Entretanto, para que esse desejo se torne realidade é fundamental a escolha da melhor hospedagem. Ou seja, de uma plataforma completa de eventos

Eventos científicos online: por quê?

O digital reduz, e muito, o tempo gasto com nossas atividades. Todo mundo sabe disso. Mas você já colocou no papel o quanto tem economizado?

Vamos usar um evento presencial como exemplo. Se o evento tem duração de 2 horas. Então as pessoas podem precisar dispor de 4 horas de suas vidas. Ou seja, pelo menos 2 horas de transporte, pensando no trânsito. 

Além disso, também é necessário considerar que acontecem eventos científicos pelo mundo todo. Mas é fisicamente impossível participar de todos. Aliás, para muitos pesquisadores também é financeiramente inviável. 

Portanto, todos os anos, trabalhadores da área da pesquisa científica precisam fazer escolhas. Elas envolvem abrir mão de encontros relacionados ao seu trabalho. E também atividades que seriam interessantes para o desenvolvimento de suas carreiras. Essa parecia a única opção possível. Mas a pandemia evidenciou que essa realidade pode ser diferente.

Quer uma prova? Os entrevistados do estudo afirmaram que o acesso aos eventos aumentou. Essa foi a realidade para a maioria das pessoas que responderam à pesquisa.

Afinal, esses trabalhadores puderam participar de eventos sem comprometer sua vida pessoal e profissional. Ou seja, é  a perfeita oportunidade para incrementar o currículo. Mas sem deixar de:

  • Trabalhar;
  • Cuidar dos filhos
  • E sem exagerar nos gastos. 

Acessibilidade em eventos

Como é o acesso ao evento? Pensar em todos os participantes é fundamental! Por isso é preciso falar em acessibilidade. Uma atividade presencial que não tem essa preocupação está limitando o acesso das pessoas. Além disso, as está excluindo.

Todo mundo precisa pensar bem antes de se inscrever em algo. Como já dissemos existem questões financeiras e geográficas a serem levadas em consideração. Mas isso é um problema maior para uma parcela da população.

Ou seja, pessoas com necessidades especiais precisam ter facilidade de acesso no local do evento. Mas também podem ter que se preocupar com as viagens. 

Leia também: Acessibilidade em eventos

Entretanto, a realidade é bem diferente quando tudo é feito de forma virtual. Obviamente, os eventos científicos online também devem se preocupar com a acessibilidade. Há muito que pode ser feito. Por exemplo, você deve investir em legendas. Também é importante ter cuidado com os avisos escritos. Mas essas questões são bem mais simples em eventos digitais.

Afinal, nessa modalidade as pessoas ficam em casa. Ou seja, as instituições e participantes têm gastos reduzidos. Além disso, o atendimento pode ser melhor. Como? Com o investimento mais distribuído. Portanto, tenha cautela antes de optar apenas pelo modelo presencial!

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre nossa plataforma de eventos? Nossa equipe está pronta e vai adorar te ajudar. Entre em contato conosco. 

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo

POSTS RECENTES
TAGS