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Email Marketing

Email Marketing: não exagere na comunicação!

O email marketing é fundamental para um planejamento de comunicação. Entretanto, é preciso ter cuidado com a sua estratégia. Afinal, o excesso de mensagens pode afastar as pessoas da sua instituição. 

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Durante o isolamento social, falou-se muito sobre a fadiga do zoom. Entretanto, não são apenas as reuniões online que podem causar o excesso de cansaço. Por isso, é fundamental estudar bem a estratégia de email marketing. A ideia é permitir que todos na sua lista de comunicação fiquem bem informados, mas sem que eles sintam que seu espaço está sendo invadido por você! 

Mas como isso pode ser feito?

Ofereça conteúdo de qualidade

O email marketing é uma estratégia para comunicação. Nós vivemos em um mundo no qual cada vez mais defende-se a otimização do tempo. Portanto, todo mundo sabe que não há tempo a perder. Sendo assim, quando alguém abre um email, essa pessoa espera que a mensagem seja relevante. Afinal, porque ela continuaria lendo as mensagens se elas não agregarem nada?

Por isso, sempre envie conteúdos de qualidade. O que as pessoas na sua lista de email estão pesquisando? Quais eventos são interessantes para esses usuários?

Tenha uma lista segmentada de email marketing

Todos os inscritos na sua lista de email têm os mesmos interesses? Provavelmente não. Sendo assim, é interessante dividi-los em segmentos. Uma universidade, por exemplo, não precisa enviar os mesmos emails para os alunos da graduação e da pós-graduação. Afinal, seus interesses podem ser diferentes. 

Portanto, faça a segmentação das listas por interesses e entenda o que cada público deseja! 

Uma opção para facilitar o seu trabalho é fazer uma pesquisa. Talvez na própria landing page de captação de emails. Pergunte aos inscritos: o que você deseja? Dessa forma, eles mesmos poderão responder o que esperam do seu email marketing. 

Não seja tão formal

Sim, a sua mensagem é importante. Entretanto, ela ainda está sendo realizada pela internet. Ou seja, em uma ferramenta na qual as pessoas procuram ser mais divertidas e relaxadas. Portanto, você não precisa utilizar o seu grau de formalidade mais elevado nos emails. 

Afinal, muitas pessoas leem esse tipo de email depois ou antes do trabalho. Sendo assim, torne a sua comunicação fácil. Além disso, utilize imagens para deixar a mensagem também agradável aos olhos. 

Outra dica valiosa é: não utilize textos longos demais. Quanto mais direto e sucinto, mais chance o seu email tem de ser completamente lido!

Faça testes A/B

Qual o melhor horário para envio do seu email marketing? As pessoas costumam ler esses emails antes ou depois do trabalho. Mas ainda há muita gente trabalhando em home office. Portanto, você deve rever o horário de envio dos emails. Infelizmente, não há um horário exato para isso. Afinal, existem muitas variantes a serem levadas em consideração. 

Sendo assim, o fundamental é que você faça testes para entender melhor como a sua audiência funciona. 

Analise as métricas do email marketing

As métricas são a melhor forma de compreender a sua performance. Portanto, é fundamental que elas sejam constantemente avaliadas. Somente assim você poderá entender se os seus emails estão sendo abertos, por exemplo. Além disso, é a melhor forma para avaliar quantas pessoas deixaram de ser parte da sua lista de inscritos. 

Com essas listas em mãos, você poderá rever a sua estratégia! O que funciona? O que está dando errado?

Gostou do nosso conteúdo? Quer entender mais sobre eventos online? Entre em contato conosco, nossa equipe está pronta para ajudar. 

Referência

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo

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