Softaliza
  • Início
  • Gestão
  • Submissão de artigos: primeiros passos em uma plataforma de eventos
Submissão de artigos

Submissão de artigos: primeiros passos em uma plataforma de eventos

Submissão de artigos em eventos

A submissão de artigos é um ponto importante na realização de eventos. As plataformas completas podem ajudar muito nessa missão. Quer saber como? Descubra neste texto!

Por que você deveria realizar um evento completamente manual? Já existem muitas tecnologias para auxiliar no preparo desse tipo de atividade. As plataformas completas trabalham com esse tipo de recurso e, portanto, são uma ajuda excelente para as equipes de organização.

Leia também: Tecnologia em eventos: plataforma completa no presencial

Essas plataformas podem ser usadas em qualquer formato de evento. Ou seja, você pode contratá-las tanto para atividades presenciais, quanto para as híbridas ou online.

Leia também: Plataforma Completa de Eventos: por que essa é a melhor escolha?

Mas como essas ferramentas podem ajudar em eventos científicos? Em primeiro lugar nós podemos apontar o apoio no momento da submissão de artigos. Afinal, esse é um processo longo e que requer muita atenção.

Portanto, é fundamental que ele seja feito com o máximo de rigor possível. Esse rigor pode ser facilitado com o auxílio de uma plataforma completa. Nós provaremos isso utilizando a Softaliza como exemplo.

Leia também: Como funciona a submissão de trabalhos em eventos científicos?

Submissão de artigos com a Softaliza

A Softaliza tem um grande número de funcionalidades para a área de submissão de artigos. Nossa ideia é manter o trabalho o mais simples e organizado possível. Dessa forma, pretendemos reduzir o trabalho da organização e garantir o sucesso do evento.

Leia também: Submissão em eventos no Ciente Studio

Mas quais são os primeiros passos para a submissão em eventos na plataforma?

As regras

As regras para a submissão de artigos em eventos não são gerais. Afinal, cada evento tem a sua própria particularidade. Portanto, é fundamental que a plataforma possua opções para a personalização. Sendo assim, você pode determinar:

  • prazo de entrega;
  • quantidade de material a ser enviado (só o abstract ou todo o artigo, por exemplo);
  • número de coautores autorizados;
  • os autores devem possuir algum tipo de inscrição especial?;
  • quantos artigos podem ser submetidos por autor?

Além disso, existem outras personalizações que você pode fazer. O processo é bem simples e, portanto, não será um longo trabalho para a sua equipe.

Call for papers

A página de call for papers pode ser personalizada. Portanto, você pode aproveitar esse espaço para escrever todas as suas regras. Dessa forma, tudo será mais claro para os participantes e será também mais difícil o surgimento de dúvidas.

Isso reduzirá o trabalho da sua equipe. Afinal, não será necessário responder vários emails de questionamentos sobre as regras para submissão de artigos.

Divisão em categorias

Alguns eventos permitem que as submissões sejam feitas de diferentes modos. Por exemplo, algumas pessoas podem inscrever apenas um resumo, enquanto outros trabalhos precisam ser avaliados em sua totalidade. Além disso, é possível permitir a inscrição apenas para apresentações orais.

Sendo assim, você pode fazer uma divisão por categorias. Desse modo, é possível definir quais serão os modos de inscrição e quem pode se submeter a cada um desses formatos.

Grupos de Trabalho

Os trabalhos submetidos serão avaliados de que modo? Cada evento conta com um número de avaliadores e esse também é um processo delicado. Afinal, é necessário manter o máximo de organização para que o mesmo seja bem feito.

Leia também: Avaliação de artigos: quais os tipos existentes?

Por isso, o organizador do evento tem acesso completo a todos os artigos. Essa pessoa poderá definir a divisão de tarefas para cada avaliador. Além disso, é possível separar os trabalhos em grupo e controlar quem está corrigindo cada artigo.

Dessa forma, os avaliadores terão suas obrigações organizadas e de fácil alcance. Além disso, tudo o que está sendo realizado passará pelo organizador.

Pré inscrição

Antes das inscrições para o evento é possível permitir a pré inscrição. Ou seja, você pode autorizar a submissão dos artigos antes do tempo. Isso é ótimo para compreender o tamanho do evento. Afinal, você já terá um número para se basear antes de calcular o público esperado.

Dessa forma, é possível modificar qualquer aspecto não tão bem formulado na organização do evento.

Quer saber mais sobre a submissão de artigos em nossa plataforma? Entre em contato conosco agora e saiba como podemos te ajudar!

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo