Softaliza
mediador em eventos

Dicas para mediador em eventos

O mediador em eventos é uma figura essencial. Por isso, essa pessoa deve estar bem preparada. Mas o que você tem que fazer para realizar um bom trabalho? 

A organização pode contar com o mediador em eventos para áreas variadas. Inclusive,  podem haver múltiplos mediadores. Um para mesa redonda  e um para um painel, por exemplo. 

Leia também: Mediador de evento: como escolher?

Entretanto, os organizadores esperam que todos estejam bem preparados. Não é uma tarefa fácil. Por isso, nós separamos algumas dicas para ajudar o mediador em eventos. 

O mediador em eventos deve estudar o tema

Você foi convidado por ter um conhecimento amplo sobre o tema do debate. Mas isso não significa que possa se acomodar. Afinal, ninguém sabe tudo. Portanto, é importante que você se prepare para participar das discussões. Sendo assim, estude antes do evento, leia as novidades relacionadas ao assunto. 

Saber falar outro idioma é ótimo nessas situações. Isso permite a você um olhar mais amplo, já que há a possibilidade de analisar o que está sendo dito em outros países. 

Dessa forma, além de conseguir preparar perguntas mais relevantes, você também participará do debate com mais propriedade. 

Lembre-se que o mediador em eventos não pode se perder por falta de conhecimento. 

Não esqueça de pesquisar os convidados 

O mediador em eventos deve ser uma pessoa agradável. Ele é responsável pelo clima da discussão e pelas pessoas se sentirem  confortáveis,  ou não. Portanto, é necessário que um esforço social seja feito com uma intensidade semelhante ao trabalho intelectual. 

Por isso, saiba apresentar seus convidados, fazendo jus ao histórico de cada um. Para te ajudar, tenha anotado o nome e uma mini biografia de todos. Assim, você evitará confusões e, além disso, fornecerá informações mais completas. 

Também é importante que você conheça a trajetória dessa pessoa. Assim, não fará nenhuma pergunta embaraçosa. Por exemplo, já pensou perguntar se o convidado conhece uma particularidade sobre o assunto e obter como resposta que ele é autor de um livro sobre o tema? 

Mediador em eventos: conheça o público alvo

Quem é o público alvo desse debate? Essa é uma das primeiras perguntas que o mediador em eventos deve fazer. Afinal, esse ponto frequentemente ignorado, é parte do processo de preparação. 

Imagine a seguinte situação: você participará de um painel cujo público alvo são estudantes entre 18 e 24 anos. Essas pessoas ainda estão na primeira graduação. Ou seja, se você usar uma linguagem rebuscada, preenchida de termos técnicos,  dificilmente os atingirá. Aliás, é bem possível que eles se percam durante a conversa. 

Sendo assim, você só estará criando barreiras comunicacionais. Isso não pode acontecer, pois atrapalha o objetivo educacional do projeto. 

Treine sua capacidade de síntese 

A boa capacidade de síntese é fundamental para o trabalho de um mediador eficiente. Em muitos momentos essa pessoa precisará resumir os pontos já destacados e até mesmo ajudar na compreensão de algo apontado por um participante. Portanto, você deve estar com essa habilidade bem desenvolvida. 

Isso é um treino diário. 

Mas como isso pode ser feito? Para começar, leia muito. Converse com as pessoas sobre os textos e livros que você está lendo. Escreva resumos. Comunique-se com as pessoas sempre prestando atenção no tanto que você fala. 

Faça exercícios de foco

Manter o foco não é fácil. Esse também é um exercício diário fundamental para mediadores. Existem várias atividades que você pode realizar para te ajudar:

  – meditação 

  – leitura;

  – assistir filmes sem a presença do celular. 

Essas atividades vão te ajudar a manter-se no presente. Dessa forma, você terá uma escuta mais ativa do debate. Além disso,  não se perderá no decorrer de suas funções. 

Inclusive,  precisamos lembrar que, se o evento for online,  você não pode negligenciar o chat. As pessoas estarão enviando perguntas por essa ferramenta e respondê-las também é sua função. 

Leia também: Painel de Discussão: como planejar?

Quer saber mais sobre como fazer eventos presenciais, híbridos ou online com a Softaliza? Entre em contato com nossa equipe. Estamos prontos para te atender.

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo