Painel de Discussão

Painel de Discussão: como planejar?

Você já deve ter ouvido falar em painel de discussão. Essa modalidade de atividade em eventos é muito comum na academia. Mas como ela pode ser organizada? É possível fazê-lo em eventos corporativos?

Para começar, nós precisamos entender o que é um painel de discussão. Essa é uma atividade para a discussão de ideias. É fundamental a participação de grandes especialistas para o debate. Além disso, é necessária a presença de um moderador. Geralmente, participam cerca de 7 pessoas do painel.

Você já deve ter percebido que ele é muito semelhante à mesa redonda. Mas as duas modalidades tem diferenças.

Leia também: Mesa Redonda: como organizar?

Mesa redonda ou painel de discussão?

A mesa redonda e o painel de discussão dependem do debate. Portanto, também dependem da participação de profissionais capacitados e de um bom mediador. Mas qual a diferença entre as duas modalidades?

Se você acha que é só uma questão de estar, ou não, em uma mesa redonda, você se engana.

A principal diferença é que na mesa redonda há espaço para participação da plateia. O moderador deve organizar tudo e fornecer espaço para perguntas e até mesmo colocações.

A organização pode optar para que essas participações sejam por escrito. Nesse caso, o moderador deve receber e ler as perguntas e opiniões que foram selecionadas pela equipe.

Já no painel de discussões isso não acontece. Ou seja, não há espaço para a participação do público. Portanto, a plateia do painel de discussões é mais passiva, estando na audiência não para debater, mas sim, para ouvir.

Mas como organizar um painel de discussões?

Escolha um tema para o painel de discussão

O painel de discussões costuma ser uma parte dos eventos. Por isso, ele pode ser utilizado também em eventos corporativos. O importante é que seja selecionado um tema específico, que seja interessante para o seu público alvo.

Quanto mais relevante for o tema de discussão mais facilmente ele atrairá a audiência. Por isso, é preciso pensar bem nos possíveis temas a serem abordados.

Além disso, é fundamental que o tema não seja muito amplo. Afinal, isso pode empobrecer a discussão. Portanto, seja o mais específico possível.

Selecione os convidados

Quanto mais específico o seu tema, mais fácil será selecionar os convidados. Tanto os participantes, quanto o moderador, pois é mais simples compreender a especialidade necessária para a participação no debate.

Você deve tentar trazer pessoas que tenham vasta experiência na área. Essa é a melhor forma de mostrar que seu debate terá muita qualidade. Isso dá credibilidade para o evento. Consequentemente, é uma ótima maneira de atrair o público. Afinal, todos buscamos qualidade.

Prepare os equipamentos

O seu evento será presencial, híbrido ou online? O painel de discussões pode acontecer em todos os formatos, mas mudará os equipamentos necessários. Por exemplo, o tipo de microfone que você precisa.

Leia também: Flexibilidade nos eventos: como adaptar o formato quando necessário?

Se o seu evento for online, basta criar salas paralelas para a realização dessa atividade. 

Evite apresentações visuais

O objetivo é gerar discussões. Por isso, você não deve permitir apresentações visuais. Afinal, elas precisam ser apresentadas e ao invés de uma discussão, as pessoas verão cada um dos participantes mostrando seus pontos de vista.

É claro que a discussão pode ocorrer depois, mas isso aumentará muito o tempo do painel. Além disso, o importante é não fugir da proposta do painel que é gerar discussões.

Lembre-se que se o público pode ir embora se achar que o diálogo não está valendo a pena.

Determine o tempo

Quando as pessoas debatem, elas tem a tendência de se perder no tempo. Mas isso não pode acontecer. Afinal, o evento deve continuar. Além disso, o público não deve cansar dessa atividade. Portanto, tenha o tempo de duração do painel estabelecido previamente e converse com o moderador sobre isso.

Essa pessoa é responsável pelo horário e não deve permitir grandes atrasos.

Quer saber como a Softaliza pode ajudar a organizar seu painel de discussões presencial ou online? Entre em contato conosco agora! Nossa equipe está pronta para ajudar.

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo