Mediador de evento

Mediador de evento: como escolher?

O que é um mediador de evento?

O mediador de evento é uma pessoa responsável pelo andamento da programação. Por isso, é fácil compreender que a escolha deve ser muito bem pensada. Mas o que um bom mediador de evento deve ter?

Em primeiro lugar é preciso compreender o seu evento. Você precisa de um mediador para todas as atividades? Ou precisa apenas para questões específicas, como uma mesa redonda, por exemplo.

Leia também: Mesa Redonda: como organizar?

Geralmente, eventos só usam mediadores em determinadas atividades. Durante o andamento do evento há uma outra figura chamada “mestre de cerimônias”. Entretanto, é preciso dizer que o mediador de evento deve aparecer em diversas situações. Outro ótimo exemplo são os painéis.

Leia também: Painel de Discussão: como planejar?

A função do mediador de evento é garantir o andamento das discussões. Ou seja, eles precisam manter a organização e incentivar o debate. Além disso, é necessário controlar o tempo das atividades.

Pensando nisso, nós separamos algumas características importantes para um mediador de evento.

Ser especialista no assunto

O mediador de evento precisa ser especialista no tema. Afinal, como essa pessoa pode guiar o debate sem saber o que está sendo falado? Lembre-se que não é uma mera questão de organização.

Se o debate perder a intensidade, o mediador precisa ampliá-lo. Ou seja, essa pessoa é responsável por trazer novos assuntos, falar questões polêmicas, mostrar novas possibilidades. Sendo assim, quanto mais ela conhecer sobre o tema, melhor.

Além disso, há o fato de que o mediador do evento atrai público. Portanto, quanto mais respeito essa pessoa tiver na área, mais interessante será para possíveis participantes.

Ter uma boa capacidade de concentração 

O mediador do evento precisa ter foco. Essa pessoa tem muitas coisas com as quais se preocupar e, por isso, não pode se dispersar. Um bom mediador é aquele que sabe viver no momento presente.

Essa pessoa não pode estar preocupada com outros problemas. Afinal, se ele perde uma informação, pode perder o controle do debate. Já pensou ter um mediador reproduzindo perguntas que já foram respondidas?

Por mais que o mediador tenha um roteiro, é preciso jogo de cintura. É necessário saber o que já foi falado, reorganizar temas e pular tópicos que foram abordados em momentos inesperados.

Boa organização

Para que a conversa possa ocorrer de maneira fluida, a organização é essencial. Esse jogo de cintura com o roteiro não depende apenas da escuta, mas também de como as informações estão dispostas. Por isso, todo o material precisa estar bem organizado.

Além disso, há o fato de que o mediador do evento é responsável pelo andamento dentro do tempo pre estabelecido. Portanto, é alguém que precisa garantir o andamento do debate, passando pelos tópicos importantes e finalizando no momento combinado.

O mediador de evento deve ser firme, mas delicado

Um bom mediador de evento precisa conseguir interromper os participantes. Nós bem sabemos que as pessoas ficam animadas quando começam a falar. Inclusive, as coisas podem ficar meio tensas durante um debate. Por isso, o mediador precisa fazer as interrupções, mas sem ser grosseiro.

Ou seja, é preciso realmente saber contornar as situações, mediando a conversa de forma eficaz.

A oratória de mediador do evento

Essa pessoa precisa falar muito bem. Portanto, não basta apenas ter conhecimento sobre determinado assunto. Também é necessário saber se expressar sobre o tópico de forma clara e concisa. Todos os que estão participando e assistindo o debate devem entender muito bem o que é dito pelo mediador.

Além disso, essa pessoa pode ter que ajudar os participantes, quase resumindo o que foi dito por eles em momentos de maior exaltação. A Softaliza é uma ótima plataforma para organizar eventos. Por isso, nós podemos te ajudar a entender melhor os momentos em que o moderador é necessário. Quer saber mais? Entre em contato conosco agora mesmo.

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo