Softaliza
Softaliza Covid 19

Covid 19: Quais expectativas para eventos em 2022?

O que sabemos até agora?

Com a chegada das vacinas contra Covid 19, a expectativa era pela retomada dos eventos presenciais. Eles realmente voltaram. Mas é preciso ter cautela. Afinal, a pandemia ainda não acabou. 

O ano de 2022 já começou com vários eventos agendados. Inclusive, o Brasil tinha muita esperança de retomar o carnaval com força total. Entretanto, a nova variante da Covid-19 (a ômicron) fez com que os planos mudassem. 

Em 15 dias, governos do mundo inteiro cancelaram eventos. Além disso, diversas atividades privadas que envolviam aglomerações foram postergadas. Shows – como os de Lulu Santos e Maria Bethânia – e espetáculos teatrais – como a peça Copacabana Palace – também precisaram interromper suas temporadas devido ao aumento exponencial de casos. Por isso, é certo compreender que as projeções para eventos em 2022 são ainda muito nebulosas. 

Sendo assim, o ideal é não investir muito tempo e recursos financeiros pensando em eventos 100% presenciais para esse ano. É possível que tudo esteja normal no fim do ano? Sim. Mas será que vale a pena contar com a sorte?

Como preparar os eventos mesmo com a Covid-19?

Levando em consideração os primeiros dias do ano, nós podemos começar a preparar os eventos de 2022. Pode parecer complicado, entretanto, existem muitas opções disponíveis. 

Leia também: Calendário Editorial: uma ajuda para criar o seu

Para a criação de um evento em 2022, muitos aspectos precisam ser levados em consideração. Qual é o objetivo do evento? Essa pergunta sempre precisa ser respondida. Entretanto, quando nós falamos de Covid 19, ela se torna ainda mais importante. Afinal, se você pensa em, por exemplo, reunir profissionais de diversas partes do mundo, o evento presencial já é uma péssima alternativa para você! 

Além disso, é necessário analisar os riscos. Em caso de evento presencial, você terá como substituir um palestrante contaminado com a Covid-19? Estudando esse tipo de risco, você poderá entender melhor qual o formato ideal para o seu evento! Não deixe de considerar nenhuma situação de risco. Afinal, elas são mais elevadas durante uma pandemia. 

Leia também: Gestão de crise em eventos: como fazer?

Evento híbrido: uma ótima opção nessa fase da Covid 19

Se você quer pensar em eventos presenciais, nossa recomendação é para que você aposte no formato híbrido. Dessa forma, você terá menos chances de precisar cancelar o evento. 

Além disso, esse é um bom meio de atrair mais participantes. Afinal, ainda há muita gente que prefere evitar as aglomerações. Portanto, um evento 100% presencial pode afastar os interessados. Sendo assim, o evento presencial pode te impedir de alcançar o máximo que seu evento tem a oferecer. 

Entretanto, mesmo um evento híbrido pode passar por mudanças. Afinal, as aglomerações podem voltar a ser proibidas. Portanto, você teria que alterar o seu evento e torná-lo 100% remoto.  

Ou seja, se você não quer ter que lidar com esse tipo de estresse, invista em eventos online. 

Os eventos online

Para quem deseja o máximo de segurança, o evento online é a melhor decisão. Afinal, você poderá garantir de forma mais assertiva a participação das pessoas. Além disso, essa parece ser a única alternativa para reunir gente de várias localizações em 2022.

Optando pelo evento online, você terá a certeza de que o evento vai acontecer. Inclusive, terá muito menos chance de lidar com cancelamentos de palestrantes infectados. 

Financeiramente falando, essa parece ser a melhor opção durante a Covid 19. Afinal, por mais que a pandemia esteja mais controlada, ela ainda pode nos surpreender. 

Portanto, o evento online é a única forma de garantir que seus investimentos não se perderão. 

Como você acha que os eventos devem ser feitos em 2022? Nossa equipe está preparada para conversar com você a respeito. Além disso, queremos te ajudar a preparar seus eventos digitais. Entre em contato conosco! 

Ebook Gratuito Patrocínios em evento online
Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo