• Início
  • Online
  • Patrocínio para eventos online: o que os patrocinadores esperam
Patrocínio para eventos online

Patrocínio para eventos online: o que os patrocinadores esperam

Como garantir a contrapartida para patrocinadores em eventos realizados no mundo digital? Para organizadores de eventos, esse novo desafio se coloca desde que a pandemia tornou necessária a realização cada vez mais frequente de eventos online.  

Novos modos de propor patrocínio aos patrocinadores

Primeiramente, as propostas de solicitação de patrocínio precisam passar por alterações. Lembre-se de que as contrapartidas agora são todas voltadas ao universo virtual. É necessário repensar os pacotes de patrocínio. Não haverá um ambiente físico em que o evento vai acontecer. 

A partir dessa situação, como se pode propor ampliar a visibilidade de um patrocinador e otimizar o pacote de patrocínios? É preciso ser criativo e tentar colocar a logomarca e a equipe do patrocinador em exposição ao máximo possível. 

Espaços de fala, vídeos e banners digitais podem ser opção para os patrocinadores

É possível, por exemplo, garantir inserções de fala em meio ao evento para os principais patrocinadores. Se for o caso de algum dos patrocinadores ter uma expertise que interessa ao evento, é possível convidá-lo para falar como um dos palestrantes. É possível compartilhar vídeos preparados pelos patrocinadores antes de cada seção do evento, ou ainda, incluir banners dos mesmos em e-mails e mensagens on-line

Antes do evento

Antes do evento, é possível postar um post no blog, no Instagram e em diferentes mídias sociais homenageando o patrocinador. Outro recurso é incluir a logomarca do patrocinador em todos os e-mails de comunicação e nas mídias sociais. Além disso, deixar que os patrocinadores incluam exemplos dos trabalhos que realizam e enviem mensagens ao mailing dos participantes. Um recurso final é enviar uma sacola digital de itens de divulgação do evento aos participantes. Ali podem ser inclusos itens do seu patrocinador. 

Durante o evento

Durante o evento, é possível oferecer oportunidades de exposição da marca para os patrocinadores. Essa exposição pode ser feita por meio de logos, papeis de parede em quadro na filmagem dos palestrantes, ou a inclusão da logomarca nos quadros da vídeo. Inclua vídeos das marcas patrocinadoras na abertura de cada sessão. É possível permitir ainda que os patrocinadores façam a mediação de mesas redondas do evento on-line. Faça sessões de intervalo em nome dos patrocinadores. Realize sessões de perguntas e respostas ao público diretamente voltadas aos patrocinadores. 

Depois do evento 

Depois do evento estar gravado, editado e disponível para assistir, é possível incluir vídeos curtos promocionais dos patrocinadores antes de cada conteúdo. Também e possível realizar um “Dia do Patrocinador”. Por exemplo, associar uma campanha de doação de alimentos em que todos os participantes do evento podem participar e que essa seja batizada com o nome do maior patrocinador. 

Todas essas são ideias que podem ser úteis na hora de aprender a valorizar patrocinadores do no ambiente virtual, um modo bastante diferente para a maioria dos organizadores de eventos. Trata-se de mais uma adequação que a pandemia demanda de todos aqueles que trabalham no mercado de eventos. Soltar a criatividade e se permitir inovar, como vemos, é a necessidade primeira.

Paulo Roberto Machado

Paulo Roberto Machado