DOI no currículo Lattes

DOI no currículo Lattes: como inserir?

Ter registros dos seus artigos é fundamental. Afinal, isso é importante para o desenvolvimento da carreira de um pesquisador científico. Mas como você pode acrescentar o seu DOI no currículo lattes? Descubra neste post. 

Leia também: DOI e URL: qual a diferença?

O DOI é um registro para arquivos localizados na internet. Ele é um recurso utilizado para facilitar o acesso a artigos científicos. Além disso, como não é um “link quebrável”, é algo que estará sempre presente na internet. Portanto, garante ao pesquisador a certeza de que seu artigo não irá apenas desaparecer. 

Todas as suas publicações devem estar presentes no seu currículo. Por isso, é fundamental acrescentar o DOI no currículo lattes. Mas como fazê-lo?

DOI no currículo lattes 

Depois que você faz o login no lattes existe a opção “produções”. Ao clicar nela, você abrirá uma janela na qual está escrito “artigos completos publicados em periódicos”. Você abrirá uma tela na qual é possível acrescentar novos itens. Neste momento será possível acrescentar o seu DOI no currículo lattes. 

Existem dois cenários para essa atividade. No primeiro, seu registro DOI já foi validado pela pelo periódico responsável. Nesse caso, o preenchimento poderá ser feito de modo automático pelo sistema lattes. 

No segundo cenário, o registro ainda não foi validado. Portanto, você terá que fazer o preenchimento manual. 

Leia também: O que é DOI?

É um processo simples, entretanto há um erro muito comum. Muitas pessoas tentam inserir o link completo do DOI. Mas isso não funciona. 

O DOI é formado por duas partes, um prefixo e um sufixo. Entretanto, você não deve colocar os dois no seu currículo lattes. Na verdade, você só deve utilizar o sufixo, ou seja, a parte final do link. 

Portanto, você utilizará a parte que está depois de doi.org/(sufixo). 

Quer saber como a Softaliza pode te ajudar a conseguir o DOI? Entre em contato conosco. Nossa equipe está pronta para te ajudar agora mesmo!

*Oferecemos a hospedagem e  manutenção do repositório. Além disso, fazemos a  emissão do DOI e do ISSN.

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo