precificar ingressos

Como precificar ingressos de evento?

Se o seu evento não é gratuito, você precisa pensar em como estabelecer valores. Provavelmente, você quer criar algo atrativo, porém rentável. Por isso, nós separamos algumas dicas para precificar ingressos de evento. 

Assim como em todas as etapas do evento, é preciso planejamento. Afinal, você não pode simplesmente inventar um valor, sem nenhum dado. O preço dos ingressos não deve ser alto demais. Isso quer dizer, que você precisa justificar esse valor. Ou seja, deixar em evidência qual é o retorno que os participantes receberão. Em outras palavras: por qual motivo esse investimento vale a pena?

Além disso, você precisa ter certeza de que há a cobertura dos custos. Portanto, é fundamental que, no pós evento, o cálculo do seu ROI seja positivo. Mas, se não for, espera-se que o problema não tenha sido uma falha ao precificar ingressos. 

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Faça o cálculo da margem de lucro

Como você pode saber qual o valor ideal para que você não tenha prejuízos? Você só pode saber isso de forma adequada se tiver um cálculo exato dos seus gastos. Portanto, seu orçamento e qualquer tipo de gasto extra deve estar muito bem estruturado. Inclusive, é preciso conhecer com exatidão qual é a sua margem para despesas inesperadas. 

Isso pode ser feito por meio de uma planilha de gastos. Entretanto, existem formas mais fáceis de fazê-lo. Um ótimo exemplo é o uso de um painel financeiro. 

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Conhecendo profundamente os seus gastos, você pode compreender quanto deverá arrecadar para obter lucros. Ou pelo menos para evitar prejuízos. Entretanto, ainda há outros pontos importantes antes de pensar em como precificar ingressos. 

Busque patrocinadores

A busca por patrocinadores é um ponto importante de eventos. Em primeiro lugar pelo fato de que evita que seu evento dependa exclusivamente da venda de ingressos. Além disso, há o ponto de que você poderá reduzir o valor cobrado dos participantes. Afinal, a contribuição dos patrocinadores já deve ajudar com os custos de preparação do evento. 

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Com os valores dos patrocinadores, você deve olhar novamente o seu painel financeiro. Aí é o momento de fazer o primeiro esboço do valor dos ingressos. Entretanto, há mais alguns fatores a serem levados em consideração.

Entenda o seu público alvo

Você está fazendo um evento para executivos ou para estudantes? Esse é um fator fundamental para precificar ingressos. Afinal, independente do valor agregado, se você cobrar muito pela participação no evento, você não conseguirá um número expressivo de estudantes. 

A análise de público alvo te dará uma série de respostas sobre preços. Conheça quem são as pessoas que podem se interessar pelo conteúdo que você está propondo. Dessa forma, será mais difícil cometer erros de valores. 

Analise a concorrência 

Se você já precificou o seu evento, é momento de olhar para a sua concorrência. Dessa forma, você saberá se os seus cálculos estão muito diferentes do resto do mercado. Por exemplo, se você perceber que seu ingresso ficou caro demais, você pode reduzir o valor. Mas se não há forma de fazer essa redução sem causar prejuízo, então é preciso repensar. Uma opção é trocar o formato do evento. Se for presencial, você pode transformá-lo em híbrido (para alcançar mais pessoas e reduzir o tamanho do local alugado). Ou então, se necessário, seu evento pode se tornar online, eliminando os gastos do espaço físico. 

Também é possível que você perceba que está cobrando muito abaixo dos concorrentes. Sendo assim, você pode aumentar sua margem de lucros e manter seus valores atrativos. 

Também é interessante avaliar o que os outros eventos estão oferecendo. Talvez você chegue à conclusão de que seu valor agregado é melhor do que o deles e, portanto, seu ingresso pode ser um pouco mais caro. A opção contrária também é válida. 

Tenha uma divisão por lotes

Com a divisão por lotes você terá uma expectativa melhor de público. Consequentemente, saberá com antecedência se o seu passo foi um pouco maior do que a perna. Dessa forma, é possível mudar o formato do evento no meio do caminho ou encontrar outras formas de economia. 

A venda por lotes é um ótimo termômetro e um modo de gestão de crise. 

Leia também: Lotes de Ingressos: como funciona?

Inclusive, na plataforma da Softaliza existem várias modalidades de lotes disponíveis. Quer saber como nós podemos te ajudar mais? Entre em contato com nossa equipe agora mesmo!

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Thais Dias do Carmo