• Início
  • Gestão
  • Máscaras em eventos: se não for lei, as pessoas precisam usar?
Máscaras em eventos

Máscaras em eventos: se não for lei, as pessoas precisam usar?

A Covid 19 tornou obrigatório a utilização de máscaras. A obrigatoriedade foi determinada por meio de leis. Entretanto, com o avanço da vacinação, vários estados já removeram a obrigatoriedade do material. Mas como ficou o uso de máscaras em eventos?

O uso de máscaras não é mais uma determinação legal. Essa determinação vale para locais abertos de todo o país. Entretanto, nem todos os estados permitiram a flexibilização em locais fechados. Portanto, é preciso analisar a situação caso a caso. No Estado em que o evento acontecerá, qual é a lei?

Leia também: Covid 19: Quais expectativas para eventos em 2022?

Mesmo com o fim da obrigatoriedade, ainda há muita gente que só se sente confortável em público utilizando a máscara. Portanto, elas ainda não foram completamente eliminadas. Mas será que isso significa que as organizações devem manter a máscara em eventos?

Máscaras em eventos: obrigatoriedade  

Talvez você pense que é melhor manter a obrigatoriedade da máscara em eventos para atrair público. Mas não é assim que funciona. A partir do momento em que a determinação deixa de ser legal, não é possível forçar. Ou seja, quem quer usar a máscara deve ter liberdade para utilizá-la. Mas quem não quiser utilizar, também. 

Entretanto, a maioria dos Estados permite a obrigatoriedade para os funcionários. Portanto, você pode orientar os colaboradores do evento, exigindo que usem máscara. Porém, nós reforçamos novamente que isso deve ser analisado de acordo com o Estado em que o evento será realizado. 

Qual o efeito da remoção das máscaras em eventos?

O mercado deve aquecer muito com a remoção das máscaras. Afinal, essa decisão, somada com o avanço da vacinação, dá a população uma sensação maior de segurança. Em São Paulo, por exemplo, nós já pudemos acompanhar a realização de um festival de música e um show em um estádio. Além disso, em abril acontece o desfile das escolas de samba em diversos estados do país. Esses eventos estão com lotação máxima e, pelo menos por enquanto, boa adesão popular. 

Sendo assim, é possível compreender que, as pessoas estão dispostas a ir aos eventos. Além disso, estão dispostas a consumir alimentos nesses locais.

Alguns cuidados para esse novo momento 

As coisas estão mudando, mas é bom não tentar ser tão radical. Por isso, ainda é bom evitar locais muitos apertados, pois eles podem assustar uma parte das pessoas. 

Também não esqueça de manter alguns cuidados relacionados à pandemia. Por exemplo, disponibilize álcool em gel e, se possível, mantenha uma certa distância entre os assentos. 

Quer ajuda para criar seu evento presencial nessa nova fase? Nós podemos te ajudar! Entre em contato com a nossa equipe agora e fale conosco.

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo