Patrocínio Financeiro

Patrocínio Financeiro: esse é o único tipo?

Há muita gente em busca de patrocínio financeiro para eventos. É claro que essa é uma ajuda excelente. Entretanto, não é a única forma de auxiliar na construção de um evento. Saiba como outros tipos de apoio podem ser eficientes para você. 

Patrocínio é fornecer auxílio e amparo para uma atividade. Portanto, é um modo de garantir que tudo ocorra conforme o planejado, mas sem  prejuízos financeiros para a organização. Afinal, nem sempre nós podemos investir tudo o que necessitaríamos.

Leia também: Como conseguir patrocínio para seu evento online de maneira simples

Por esse motivo, é claro que um patrocinador é uma excelente ajuda. Mas você não deve pensar apenas no patrocínio financeiro. Existem outros modos de reduzir os seus custos e aumentar a qualidade do seu evento. 

Entretanto, antes de sair em busca dos patrocinadores, você precisa entender se o seu evento realmente precisa dessa ajuda. 

Leia também:  Todo evento precisa de patrocínio?

Patrocínio Financeiro 

Para começar vamos falar sobre o patrocínio financeiro. Ele é o mais conhecido e, talvez, seja o mais cobiçado por empresas e instituições. Nessa modalidade, o patrocinador auxilia o evento com uma quantidade considerável de dinheiro. 

Esse valor poderá ser gasto para cobrir gastos do evento. Eles podem ser discutidos durante as reuniões para definição do patrocinador ou podem ser de livre escolha da organização. Além disso, geralmente é necessária uma prestação de contas posterior sobre esses gastos. 

O relatório de prestação de contas pode ser bem simples. Para que você tenha menos trabalho, faça uso de um painel financeiro automatizado. 

Leia também: Painel Financeiro para Eventos: por que é uma necessidade?

Patrocínio de divulgação 

O sucesso de um evento pode ser pautado por sua divulgação. Afinal, quanto mais pessoas souberem do evento, melhor. Portanto, você pode ir em busca de patrocinadores só para esse aspecto. 

Como isso funcionaria?

Para começar é necessário estabelecer quem é o seu público alvo. Com essa informação em mãos, você entenderá qual é a melhor opção para encontrar essas pessoas. Por exemplo, se o seu público alvo tem menos de 30 anos, o Instagram é uma opção excelente. Por isso, você pode buscar contas relacionadas ao evento e conseguir um patrocínio de divulgação. 

Outras opções viáveis são o rádio e os jornais. Como falamos anteriormente, a definição da melhor mídia só acontecerá com o conhecimento do público alvo. 

Alimentação

Um evento presencial deve contar com opções de alimentação. Essa é uma forma excelente de aumentar a experiência do usuário. Afinal, é praticamente impossível sair com fome e satisfeito de um lugar. 

Portanto, ir em busca de um patrocínio de alimentação é uma ideia excelente.  Você pode pedir pequenos kits de lanches com a logo e as informações do patrocinador. 

Além disso, pode incentivar a doação de alguns alimentos ao mesmo tempo que permite ao patrocinador a criação de um estande para a venda de suas refeições. 

Qual tipo funciona melhor para o seu evento?

Como nós dissemos, isso vai variar de acordo com as suas especificidades. Mas uma coisa que nós garantimos é que a Softaliza pode te ajudar na organização. Como? Entre em contato conosco e descubra!

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo