ROI em eventos

ROI em eventos de associações: como aumentar?

Toda associação deseja aumentar o ROI em eventos. Afinal, é fundamental que você consiga ter lucros sobre as iniciativas da associação. Mas o que você pode fazer para aumentar o ROI dos eventos?

Para começar vamos falar sobre o ROI. Em inglês, a sigla ROI é a abreviação de return on investment. Ou seja, retorno sobre investimentos. É,  por definição, a taxa de lucros de uma atividade criada por uma associação ou empresa. 

Quando nós falamos em ROI dos eventos, portanto, estamos nos referindo ao valor arrecadado que excede o quanto foi gasto para a realização deste evento. 

Mas como é possível que uma associação aumente o ROI dos eventos?

Determine o objetivo do evento

O que você espera do seu evento? Atrair mais pessoas para a sua organização? Conseguir  um bom aporte financeiro? Quando você conseguir determinar onde pretende chegar, será muito mais fácil compreender como você pode aumentar o ROI dos eventos. 

Afinal, isso é fundamental para entender quais serão os seus gastos. Consequentemente, é importante para você analisar onde pode reduzir custos. Além disso, é um ponto crucial para que você saiba se o seu evento precisa, ou não, de patrocinadores. 

Leia também: Todo evento precisa de patrocínio?

Deste modo, é possível entender os próximos passos. 

Entenda o formato ideal 

É muito difícil falar sobre o formato ideal de eventos. Afinal, essas questões são individuais. Sendo assim, é necessário que você avalie a sua realidade. Qual é o formato ideal para o seu evento? Talvez para você conseguir aumentar o ROI seja interessante investir em um formato híbrido. Dessa forma, é possível alugar um lugar menor para o evento presencial. Além disso, você pode deixar a venda de ingressos mais ampla, atingindo pessoas de diferentes estados e podendo atrair um número muito maior de pessoas. 

Invista em conteúdo 

Ter um conteúdo de qualidade é uma ótima forma de atrair olhares para o seu evento. Você pode utilizar essa ferramenta para mostrar autoridade no assunto tratado no evento. Além disso, é um modo de as pessoas descobrirem que seu evento existe. Portanto, é importante investir na criação de conteúdo pensando no que o seu público alvo deseja observar. 

Busque patrocinadores

Os patrocinadores podem ajudar muito a aumentar o ROI. Afinal, eles podem suprir parte dos gastos ou, dependendo do caso, evitar que você tenha que investir em determinadas áreas. 

Leia também: Patrocínio Financeiro: esse é o único tipo?

Portanto, essa é uma ótima solução para ajudar o seu evento. Entretanto, é importante saber balancear os custos. Se o patrocínio permitir, vale a pena reduzir o valor dos ingressos, por exemplo, atraindo mais público. Lembre-se que, às vezes, o ROI não é imediato.  

Faça análise de todos os dados 

Dizer que o ROI não é imediato pode soar estranho. Porém essa é a realidade. Por exemplo, se você é parte de uma associação. Às vezes, o valor arrecadado com o patrocínio e os ingressos não parece muito expressivo. Entretanto, o evento pode gerar uma procura maior por novos associados. Somando-se essa arrecadação aos outros valores mais imediatos, você perceberá que seu retorno foi maior do que o analisado em um primeiro momento. 

Portanto, não tenha pressa. Faça o cálculo do ROI apenas quando você tiver acesso a todos os dados. 

A Softaliza pode te ajudar a aumentar o seu ROI. Quer saber como? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo. 

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo