É frustrante para uma equipe de divulgação, realizar uma excelente campanha de Marketing para um evento, captar muitos leads para seu processo de inscrição e, quando eles chegam na etapa final para preencher os formulários de inscrição, o que acontece é o abandono do processo antes de finalizá-lo.
Se você e sua equipe se identificam com essa situação e não sabem identificar os motivos que levam a esse resultado, fique tranquilo, você não está sozinho. Esse é um problema recorrente e está relacionado com a má qualidade dos formulários de inscrição.
Por isso, preparamos esse post para ajudar você a identificar as falhas nas suas fichas de inscrição e solucionar cada uma delas.
Então, continue a leitura e tenha ótimos insights!
1) Formulários de inscrição muito longos
O principal motivo do abando de seu processo de inscrição pelos interessados em seu evento, são os formulários muito longos.
Você já passou pela experiência de se interessar por um evento e, na hora de se inscrever, o formulário era gigante? Solicitava uma série de documentos que você não sabia de cor e, por conta disso, deixou para finalizar depois e nunca mais voltou?
Pois é, quando isso acontece, o seu lead abandona o seu formulário de inscrição sem que você tenha a oportunidade de coletar seu nome e contato para fazer um remarketing depois.
Por isso, o ideal é que suas fichas de inscrição sejam divididas em duas partes. A primeira deve conter campos para informações básicas como nome, e-mail e telefone. Informações que seus leads saberão responder de cabeça.
Na segunda parte do formulário, você pode colocar outros campos que julgar pertinentes para concluir a inscrição. Mas lembre-se de nunca fazer um processo muito grande, o bom senso é o mais importante nessa situação.
Seguindo esse método, caso o seu lead não finalize a segunda parte da ficha e abandone o processo pela metade, você consegue coletar pelo menos o seu nome e canal de comunicação. Assim, poderá entrar em contato com ele novamente, convidando-o para retornar ao processo e concluir a sua inscrição.
2) Formulários de inscrição incompatíveis com dispositivos móveis
Para desenvolver qualquer estratégia de Marketing, independente da etapa do funil, o primeiro passo é conhecer a sua persona. Assim, você compreenderá seus hábitos, suas preferências e mapeará seus comportamentos.
No caso dos processos de inscrição em eventos, estamos tratando da etapa de fundo de funil, o momento da conversão. Sendo assim, você precisa compreender como os seus potenciais clientes se sentem mediante esse processo.
Nos dias atuais, a esmagadora maioria das pessoas tem acesso à smartphones e realizam a maioria de suas atividades online através deles. Pensando nesse ponto importante, é incabível que seus formulários de inscrição sejam incompatíveis com dispositivos móveis.
Imagine que seu cliente ideal está na rua, usando seu celular, vê um anúncio de divulgação de seu evento, se interessa por ele e abre seu formulário para realizar a sua inscrição naquele momento, mas ao chegar na página de inscrição, ela não tem uma boa usabilidade em dispositivo móvel. As chances de o seu lead chegar em casa, buscar pelo seu evento e dar uma nova chance para o seu processo, são mínimas.
Por isso, esteja atento à experiência do usuário ao seus formulários tanto no computador como no celular.
3) Formulários de inscrição com falhas
Uma das piores experiências ao tentar preencher uma ficha de inscrição são as falhas que ela apresenta. São os campos para data de nascimento que não abrem o calendário, campos que não reconhecem o e-mail, com diversas condições engessadas para registrar senhas, entre outros diversos erros inconvenientes que muitos formulários por aí vêm apresentando. Se você já passou por essa experiência, sabe o quão frustrante ela é.
Por isso, antes de disponibilizar seu processo de inscrição para a sua base de contatos, esteja atento às possíveis falhas, faça testes e repare o que for necessário. E o mais importante, tenha bom senso ao registrar campos obrigatórios, como telefone fixo, por exemplo, que a maioria das pessoas não usam e acabam colocando números aleatórios.
4) Design
A importância de um bom design nas fichas de inscrição está muito além da parte estética (que também é essencial). Mas um bom designer compreende sobre experiência do usuário, psicologia das cores, arquitetura das informações e muitos outros conhecimentos que parecem secundários, mas são essenciais para aumentar a sua taxa de conversão.
Então, na hora de montar e divulgar o seu evento, tenha formulários bem estruturados, desenvolvidos por profissionais de design que entendam do assunto a fundo. Garantimos que, assim, as suas conversões serão muito mais satisfatórias.
E aí, gostou do conteúdo?
Esperamos que esse post tenha ajudado você e a sua equipe a compreenderem melhor quais são as principais falhas em fichas de inscrição e que, a partir de agora, possam reparar todos esses erros.
Saiba que nós, da Softaliza, estamos comprometidos com o sucesso do seu evento e nos colocamos à disposição para ajudar com o que for preciso. Por isso, caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco, será um prazer ajudar você!