Anais de eventos ou Proceedings: o que são?

Anais de eventos ou Proceedings: o que são?

Em um evento nós aprendemos e ensinamos muitas coisas. Mas por que esse conhecimento deveria ficar preso a esse momento? Os anais de eventos ou proceedings são um ponto importante para esse compartilhamento.

Nós dizemos anais do evento ou proceeding porque não há diferença entre os dois. Tudo depende de como você foi apresentado ao termo: em português ou inglês. Sendo assim, sempre que você ouvir qualquer um dos nomes, saiba que se trata da mesma coisa. Mas qual seria a definição para esses termos?

Anais do evento ou proceeding é a publicação de tudo o que foi apresentado no congresso. Ou seja, um compilado com todo o conteúdo apresentado, gerado e debatido em um evento. Portanto, ele envolve uma forma reduzida dos trabalhos apresentados, das palestras oferecidas, das mesas redondas e de qualquer outra atividade. 

Leia também: Plataforma para inscrições de eventos: como utilizar?

Entretanto, os trabalhos podem ser publicados na íntegra. Essa é uma decisão da comissão organizadora. Vocês podem optar por resumos curtos ou longos e, até mesmo, o conteúdo completo. 

Anais de eventos ou Proceedings: por que investir nessa ferramenta?

Utilizar os anais do evento ou proceedings é uma forma de ampliar o alcance do seu evento. Portanto, também é um modo de trazer mais pessoas para edições futuras. Afinal, você aumenta sua credibilidade a partir do momento que mostra que o conteúdo gerado foi de qualidade. 

Inclusive, é necessário dizer que isso é ótimo para qualquer tipo de evento, mas pode ser um extra quando se trata dos eventos híbridos. Você mostra que o aprendizado foi relevante e, além disso, permite a participação de pessoas do país inteiro. Sem que elas precisem viajar para se inscrever.

Leia também: Eventos híbridos: o que são e como prepará-los?

Também é preciso levar em conta as vantagens para quem prepara os artigos. Essas pessoas são fundamentais para o evento e você precisa atraí-las. A publicação em anais ou proceedings é ótima para os autores. Será colocodo em evidência o nome e o trabalho deles.

Leia também: Como funciona a submissão de trabalhos em eventos científicos?

Além disso, essa publicação pode – e deve – ser acrescentada ao currículo dos participantes. Inclusive, no Lattes de pesquisadores. Portanto, é fundamental para a conquista de vagas como docentes em universidades públicas. 

Sendo assim, um evento que deseja contar com bons trabalhos deve investir nessas publicações. 

Quer saber como a Softaliza pode te ajudar em eventos científicos. Fale com a nossa equipe agora mesmo! Estamos prontos para ajudar você.  

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo