eficiência da associação

5 maneiras de aumentar a eficiência da associação

A eficiência da associação é sempre algo a ser mensurado. Afinal, o mundo está em constante mudança e é preciso se adaptar. Mas o que você pode fazer para não perder a qualidade do seu serviço?

Quando você pensa na eficiência da associação, deve pensar em vários fatores. É claro que é preciso levar em consideração o lucro e o retorno sobre investimentos. Mas também é fundamental ter atenção com a satisfação dos usuários. Além disso, você precisa ter em vista as ações que acontecem no presente e os planejamentos futuros. 

São muitas variáveis. Entretanto, se for possível manter o equilíbrio, é possível atingir a máxima eficiência da associação. Por isso, nós separamos 5 dicas para te ajudar! 

Tenha foco na qualidade de conteúdo 

Uma associação sempre tem um foco principal. Esse foco sempre pode ser aperfeiçoado por meio do ensino de técnicas e novidades. Portanto, é fundamental que a associação invista em conteúdos de qualidade para os associados. 

O plano é fazer um evento? Ótimo! Que seja um evento bem organizado, com profissionais altamente capacitados e informações atualizadas. 

Esse recurso é fundamental para garantir que os associados não se afastarão da instituição. Afinal, quem não quer se manter em um ambiente agregador? 

Leia também: ROI em eventos de associações: como aumentar?

Trabalhe a comunicação 

Ter um bom conteúdo, mas uma comunicação ineficaz, não é vantajoso. As pessoas devem conhecer todas as ações da associação e também saber como participar. Isso só será possível se houver uma  boa estratégia de comunicação. O email marketing é um ótimo recurso, desde que exista um cuidado com o volume e a qualidade das informações. 

Leia também: Email Marketing: não exagere na comunicação!

Além disso, é fundamental investir em outras formas de conexão. Afinal, você pode enviar mensagens mais longas por email, mas fazer lembretes no whatsApp

O importante é criar textos específicos, direcionados ao seu público e com alta qualidade de informação. 

Aceite feedbacks 

O que os associados acham que funciona bem na sua associação? Quais são as maiores falhas que eles podem identificar? Saber essas informações é fundamental para trabalhar a eficiência da associação. Afinal, é quem usa que pode nos dizer melhor o que está funcionando. 

Por isso, peça feedbacks constantes. Eles podem se referir ao período de alguns meses, por exemplo. Entretanto, também é fundamental que sejam requisitadas as opiniões sobre eventos e cursos fornecidos pela associação. 

Invista em um sistema de gestão 

Tecnologia é a resposta para a maioria dos problemas de eficácia. Utilizando um bom sistema de gestão você terá todas as informações necessárias da associação ao seu alcance. Além disso, elas estarão reunidas em um único sistema, evitando perdas e, consequentemente, danos. 

Também é importante ressaltar que um bom sistema como esse facilitará os cálculos financeiros, impedindo que erros de cálculo sejam cometidos. 

Leia também: Painel Financeiro Completo para Associação

Analise o mercado 

O que há de diferente no mercado? Quais novidades os seus concorrentes estão apresentando? Como você pode inovar? Essas perguntas só podem ser respondidas se você estiver analisando de perto as mudanças do mercado. 

Um ótimo exemplo é o uso atual de inteligência artificial. Sua associação pode ser uma das primeiras a utilizar esse sistema e a Softaliza pode te ajudar com isso. Entre em contato com nossa equipe e saiba como. 

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo