vídeo de divulgação de evento

Vídeo de divulgação de evento: por quê fazer?

Como fazer com que as pessoas saibam do seu evento? Essa é uma questão importante que deve ser respondida rapidamente. Afinal, quais estratégias escolher? Hoje, nós queremos falar sobre a importância da criação de um vídeo de divulgação do evento. 

Ainda há quem menospreze o poder dos vídeos. Afinal, eles demandam por uma produção maior do que um texto, por exemplo. Entretanto, é necessário que esse tipo de iniciativa seja incorporada nas estratégias de marketing, pois trata-se de um diferencial de grande alcance. 

Em 2020, a semrush afirmou que vídeos eram 1200% mais compartilhados em redes sociais do que imagens e textos. Sendo assim, uma estratégia que envolva vídeos em redes sociais terá um alcance muito maior do que se você apenas pensar em imagens e textos. 

Mas como esses vídeos devem ser feitos? Qual a melhor maneira de divulgá-los?

Produção de vídeo de divulgação de evento

Existem diversas formas de criar um vídeo. Ele pode ser uma espécie de tutorial, pode ser uma propaganda tradicional com atores, pode ser apenas informativo. No momento da criação é necessário deixar a criatividade livre. Entretanto, existem alguns aspectos que podem ajudar a aumentar o alcance e a atenção ao seu material. 

Nossa primeira dica é para que seu vídeo tenha, ao menos, um narrador. Isso pelo fato de que o dia a dia das pessoas está cada vez mais corrido. Sendo assim, é melhor que exista a possibilidade do vídeo ser apenas ouvido e não assistido. O grande sucesso dos podcasts é a prova de que boa parte dos internautas não estão com disposição para assistir aos vídeos no meio do dia. 

Portanto, é fundamental que o seu narrador dê todas as informações necessárias para a participação do evento. Do que se trata? Onde acontecerá? Quando? Para te ajudar nesse processo, você pode contar com ferramentas de IA para a produção do roteiro. A Softaliza tem uma ótima opção para você. 

Leia também: Inteligência Artificial para eventos

Além disso, é importante que esses vídeos estejam legendados. Dessa forma, você conseguirá aumentar a acessibilidade do conteúdo e, consequentemente, do seu evento. 

O recurso da legenda também é importante para usuários que desejam ver vídeos sem som. Como dito anteriormente, o som é importante para quem deseja apenas ouvir, mas não tem tempo para ver. Entretanto, no transporte público, por exemplo, pode ser que o usuário não possa ouvir o que você tem a dizer. 

Onde divulgar o vídeo?

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para compartilhar o vídeo de divulgação de evento. Você pode compartilhá-los em redes sociais, incentivando sempre o compartilhamento da mensagem. É importante lembrar que você deve fazer uma análise do seu público alvo. Ou seja, saiba qual é a rede mais utilizada por esses usuários. 

Leia também: Redes sociais para eventos: 5 dicas para ter bons resultados

Além disso, você pode enviar o vídeo por whatsapp, telegram ou outros meios de mensagem instantânea. Neste caso há uma regra de etiqueta que deve ser seguida. Não envie uma grande quantidade de materiais para o telefone de outras pessoas. Além de não atrair público, você pode ter o seu número bloqueado e até mesmo um volume alto de saídas de participantes em grupos. 

O mesmo serve para o compartilhamento por email. O email marketing é sempre uma boa estratégia, desde que você não ultrapasse limites. 

Leia também: Email Marketing: não exagere na comunicação!

Para a divulgação de vídeos no seu canal do youtube, é preciso levar em consideração as táticas de SEO. Quanto mais bem feitas, melhor o alcance! 

Leia também: SEO em redes sociais

Nós temos várias dicas para te ajudar! Entre em contato com nossa equipe para saber mais. 

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo